Carlos Ribeiro nasceu em Salvador – Bahia, em 19 de agosto de 1958. Jornalista, ficcionista e doutor em literatura pela Universidade Federal da Bahia, é autor de dezesseis livros dos gêneros conto, crônica, romance, ensaio e reportagem. O Chamado da Noite, Abismo, Lunaris e Rubem Braga: um escritor combativo são alguns de seus títulos. Participa de antologias e coletâneas, em nível nacional, a exemplo de Geração 90: Manuscritos de computador, Chico Buarque do Brasil, Contos cruéis, Antologia panorâmica do conto baiano – século XX, Quartas histórias, Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte e Histórias dos Mares da Bahia.
Tem trabalhos publicados em suplementos culturais e revistas literárias, a exemplo da Revista da Academia de Letras da Bahia, Exu, Quinto Império e Rascunho. Em 1988, venceu o concurso de contos promovido pela Academia de Letras da Bahia e coeditou, de 1998 a 2007, a revista de arte, crítica e literatura Iararana.
Dedicou-se durante quinze anos à divulgação científica, tendo participado de expedições à Antártida, Amazonas e diversas reservas naturais brasileiras. Trabalhou como repórter do jornal A Tarde. É membro da Academia de Letras da Bahia e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.